Results for 'José Wilson Rodrigues de Brito'

994 found
Order:
  1.  13
    Apontamentos para o estudo de comunidade política na hermenêutica de H.-G. Gadamer.José Wilson Rodrigues de Brito - 2023 - Cognitio 24 (1):e60702.
    O presente texto tem como objetivo apontar, a partir de suas obras mais recentes, que na hermenêutica da práxis de Gadamer há elementos suficientes para ser fundamentada uma teoria da comunidade política enquanto espaço propício ao desenvolvimento do engajamento por parte dos cidadãos nos compromissos éticos e políticos no contexto das sociedades democráticas contemporâneas. Apesar de ainda não ser tão explorada pelos teóricos atuais a dimensão política da hermenêutica gadameriana, a originalidade desta pesquisa se dá a partir da análise da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Gadamer E Habermas: Contribuições hermenêutico-filosóficas para O debate sobre multiculturalismo na contemporaneidade.José Wilson Rodrigues de Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):1-24.
    O presente artigo tenciona promover um debate entre Gadamer e Habermas, respectivamente partindo das obras La herencia de Europa e A inclusão do outro: estudos de teoria política, no que tange ao problema do multiculturalismo nas sociedades democráticas contemporâneas, uma vez que a partir da globalização econômica e homogeneização cultural surgem graves riscos de autoalienação por parte de certas comunidades e o desrespeito para com as diferenças culturais das minorias inatas. Os pensadores aqui estudados têm como proposta uma racionalidade alternativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Interação comunicativa: aproximações filosófico-lingüísticas.Adriano Naves de Brito & José N. Heck (eds.) - 2000 - Goiânia: Editora UFG.
    Considerando a relevância da interação entre os homens, e que se dá de maneira privilegiada no âmbito dos processos comunicativos, filósofos e lingüistas do Brasil e da Alemanha juntaram-se para investigar o fenômeno da interação comunicativa. Os resultados dessa investigação estão reunidos nos artigos desta coletânea.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Etica e política.Adriano Naves de Brito, José N. Heck & Suzana Albornoz Stein (eds.) - 1997 - Goiânia: Editora UFG.
    O livro reúne 19 artigos apresentados no I Simpósio Internacional de Ética e Política (Mestrado em Filosofia da UFG, 1996). Embora demarcado por limites - sejam inerentes à própria reflexão filosófica, sejam contigentes à abordagem conceitual do tema -, o tema da ética na política oferece contribuições para uma ação com o bem comum. Os textos recuperam aspectos da história do pensamento político ocidental, como também dão seguimento a essa história, oferecendo argumentos para a abordagem teórica da ética e da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A ética de Paul Ricoeur: a articulaç'o entre o teleologismo e o deontologismo.José Enrique Silveira de Brito - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:453-474.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Acerca de um velho tema: a existência da filosofia portuguesa.António José de Brito - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (4):409-429.
    No texto começa-se por recordar a controvérsia em torno da existência da filosofia portuguesa que se sustenta consubstanciar-se na questão: "há ou não filosofias especificamente nacionais, a cada nação corresponde uma filosofia própria?". Para solucionar o problema, seria indispensável fixar de modo indiscutível as noções de filosofia e nação. Não se aceitando a intuição das essências, que daria de modo directo e imediato as referidas noções, e entendendo-se que conceitos verdadeiros só podem surgir fundados num sistema, tentou-se, apenas, formular definições (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A noçâo de <> em Santo Agostinho.António José de Brito - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1):111-123.
  8.  20
    A ética de Paul Ricoeur: a articulaçao entre o teleologismo e o deontologismo.José Henrique Silveira de Brito - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:453-474.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Congreso Nacional de Bioética.José Henrique Silveira de Brito - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):706-707.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Eduardo Abranches de Soveral e Miranda Barbosa.António José de Brito - 2009 - In Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira & Renato Epifânio (eds.), Eduardo Abranches de Soveral: o pensador, o filósofo, o humanista. Sintra: Zéfiro Edições.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Esboço de uma filosofia dialéctica.António José de Brito - 2005 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Do discurso filosófico ao discurso ético: De Atenas a Jerusalém.José Henrique Silveira de Brito - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1):125-145.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O Porto a filosolia a partir de 1945.António José de Brito - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (2):267-280.
  14.  12
    Razão e dialéctica: estudos de filosofía e história da filosofia.António José de Brito - 1993 - Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
  15. O sentido para lá so ser.José Henrique Silveira de Brito - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (3):467-483.
    A experiência hebraica da transcendência é radicalmente diferente do conhecimento, experiência originária para os gregos. Recorrendo a uma exposição sintética do pensamento de Levinas, pretende-se com este texto mostrar que é possível sair da ontologia, pensamento essencialmente grego, e mostrar que o sentido nela originado pode ser superado por um outro cuja origem está para lá do ser. /// L'expérience hebraïque de la transcendance est radicalement différente de la connaissance, expérience originaire pour les Grecs. En recourrant à un exposé synthétique (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A justiça: da responsabilidade à violencia: da responsabilidade à violencia.José Henrique Silveira de Brito - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (1):19-35.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Crónica.José Henrique Silveira de Brito, Robert Fisher, David Seth Preston, Fernando Aranda Fraga, Verlaine Freitas & Nikolaus Wandinger - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):245-257.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Charting Kant's Argument against the'Right of Resistance'.José Humberto de Brito Cruz - 2008 - In Valerio Hrsg V. Rohden, Ricardo Terra & Guido Almeida (eds.), Recht Und Frieden in der Philosophie Kants. pp. 259.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Do início ao fim da vida.José Henrique Silveira de Brito (ed.) - 2005 - Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Para uma filosofia.António José de Brito - 1986 - [Lisboa]: Editorial Verbo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Responsabilidade e identidade.José Henrique Silveira de Brito - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1):79-96.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  40
    Os "limites da mera razão": autonomia e juízo individual na concepção kantiana das relações entre moral e religião.José Humberto de Brito Cruz - 2004 - Discurso 34:33-86.
    A derivação da religião como fruto da moralidade, a descrição de deveres como comandos divinos, o conceito de comunidade ética, podem, à primeira vista, credenciar a ideia de que o princípio kantiano de autonomia moral não seria tão forte quanto pretende, de que não incluiria, em particular, a noção de soberania individual na aplicação da lei moral. uma análise mais detida, entretanto, da concepção kantiana de religião e da concepção, simples e direta, da natureza do dever, indica a força da (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    A reacção contra o positivismo e o movimento da renascença portuguesa.Maria Celeste Natário, António José de Brito & Renato Epifânio (eds.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
    A reacção anti-positivista, não assumindo a uniformidade ou quase uniformidade da concepção de que se dizia antagonista, não deixou de assumir posição destacada, estando na origem do renascimento especulativo no nosso país nas duas últimas centúrias Merece, assim, ser estudada seriamente O positivismo foi uma corrente filosófica nos finais do século XIX, de tal modo dominante que se tornou uma espécie de moda Penetrou, profundamente, nos es elecimentos de ensino, no jornalismo, na política, recebendo, em certos planos, uma aberta consagração (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A Ética Na Vida Empresarial.José Silveira de Brito - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (4):413-426.
    Com este texto pretende-se mostrar duas coisas: que a última justificação da Ética Empresarial está na dignidade da pessoa e que. pelo facto de na acção empresarial estarem presentes outros valores além dos morais. isto nào significa que estes deixem de marcar esse agir. /// This essay has a twofold purpose. It aims at showing that the fundamental justification of Business Ethics is based on the person's dignity, and that the fact that in the managerial activity other values of a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. As recentes controvérsias sobre o Argumento Ontológico.António José de Brito - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (2):249-286.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A Propósito Da Síntese A Priori.António José de Brito - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1-3):65-78.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Do insuperável.António José de Brito - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (1-2):119-174.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  34
    Crónica.José Henrique Silveira De Brito, Robert Fisher, David Seth Preston, Fernando Aranda Fraga, Verlaine Freitas & Nikolaus Wandinger - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):245 - 257.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A gestão Milton Marinho Martins na escola Municipal de primeiro e segundo graus' Dr. Achilles de Almeida": autoritarismo ou autoridade.José Wilson Sanches Campos - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 187.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    The sorts of justice in the Kallípolis.José Wilson da Silva - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 2:39-45.
    Our interest, in this paper, concern the sorts of justice founded in the Republic of Plato. Therefore, I will take the reflections of Sachs and Vlastos about this topic. We assert, to the contrary of these searchers, that exist five principal forms in this work, namely: the justice in the elements of the soul; in the private relationships, governed by morality's standart precepts; in the public relationships, group that practise the maxim of doing its own in the polis; in the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Humanização da saúde: da intenção à inteligência emotiva pelas ideias.Ramiro D. Borges de Meneses & José H. Silveira de Brito - 2012 - Ideas Y Valores 61 (148):23-35.
    O chamado fenómeno emocional encontra-se presente no domínio da Humanização em Saúde, onde há uma relação entre os valores e a sua fenomenologia, que é fundamental para a humanização. Na humanização aparece a relação entre as ideais clínicas, e não só, com os seus e outros valores.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Health Humanization: From Intention To Emotive Intelligence According To Ideas.Ramiro D. Borges de Meneses & Jose H. Silveira de Brito - 2012 - Ideas Y Valores 61 (148):23-35.
  33.  19
    Racismo, Machismo e Opressão de Classe.José Cândido Rodrigues Neto & Maria Claudia Coutinho Henrique - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este trabalho é de natureza bibliográfica e de revisão de literatura e tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as reinvindicações sociais que estão na pauta de grupos que por vezes foram negligenciados por discursos hegemônicos da sociedade. As reinvindicação destes grupos buscam dar visibilidade a lutas por reconhecimento de direitos básicos das mulheres, das pessoas negras, da classe trabalhadora, e de outras vozes que são silenciadas pelo totalitarismo dos discursos hegemônicos. Buscaremos utilizar estudos de Stuart Hall, Homi Bhabha e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Omnis potestas a Deo': Álvaro pais e a origem ou a causa eficiente do poder secular.José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:37-84.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Crónica.Paul Gilbert, José Gama, João J. Vila-chã & José Henrique Silveira de Brito - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3):609-634.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    A (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade.José Henrique Rodrigues Torres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    A pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Effect of Volume in Resistance Training on Inhibitory Control in Young Adults: A Randomized and Crossover Investigation.Leonardo de Sousa Fortes, Manoel da Cunha Costa, Raphael José Perrier-Melo, Jorge Luís Brito-Gomes, José Roberto Andrade Nascimento-Júnior, Dalton Roberto Alves Araújo de Lima-Júnior & Edilson Serpeloni Cyrino - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
    O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos agentes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    O Valor e os Valores: leituras axiológicas.Ramiro Délio Borges de Meneses & José Henrique Silveira de Brito - 2008 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 43:131-149.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A exaltaçao da gesta paulina na "Historia apostolica" de Arátor.José Henrique Rodrigues Manso - 2009 - Humanitas 61:127-142.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  25
    Sistema autónomo de variables y su interrelación.Diego Gómez Cardona, José Wilson Marín & William Ardila Urueña - forthcoming - Scientia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Formação continuada de professores com tecnologias digitais para o ensino de Química.Alessandro Félix Pascoin & José Wilson Pires Carvalho - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-18.
    A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as reflexões que emanam em curso de formação continuada para professores de Química, fundamentado por recursos de tecnologias digitais. Metodologicamente adotou-se a Pesquisa-Formação e seus aspectos procedimentais no desenvolvimento da pesquisa. No percurso que compreendem os instrumentos, produção e coleta de dados estiveram: roda de conversa, observação, anotações de campo, gravação de áudio e questionários. A fim de observar a realidade, desenvolver a formação, compreender o conjunto de procedimentos e analisar os dados, utilizou-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Foucault e a Educação.Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):37-52.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética da existência caracteriza-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Crónica. [REVIEW]Paul Gilbert, José Gama, João J. Vila-Chã & José Henrique Silveira De Brito - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3/4):609 - 634.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  23
    Ethical conflicts and their characteristics among critical care nurses.Teresa Lluch-Canut, Carlos Sequeira, Anna Falcó-Pegueroles, José António Pinho, Albina Rodrigues-Ferreira, Joan Guàrdia Olmos & Juan Roldan-Merino - forthcoming - Nursing Ethics:096973301985778.
    Introduction: Ethical conflict is a phenomenon that has been under study over the last three decades, especially the types moral dilemma and moral distress in the field of nursing care. However, ethical problems and their idiosyncrasies need to be further explored. Aim: The objectives of this study were, first, to obtain a transcultural Portuguese-language adaptation and validation of the Ethical Conflict Nursing Questionnaire–Critical Care Version and, second, to analyse Portuguese critical care nurses’ level of exposure to ethical conflict and its (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  46.  7
    A resistência religiosa afro-brasileira.José Marcos Brito Rodrigues - 2016 - Odeere 1 (1).
    Resenha: SANT’ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egúngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 284 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  21
    A gramática da psicanálise.João José Rodrigues Lima de Almeida - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):61-83.
    This article is a defense of a philosophy of psychoanalysis with no interference whatever in the autonomy of the analyzed discipline. To comply with this objective, the Wittgensteinian philosophical method and its related concepts of grammar, grammatical description, and therapy, are being proposed. Such therapeutical objects of comparison are then applied to a case of use of psychoanalytic concepts in a text from Lacan's Seminar XV , to show a practical example of the kind of philosophy that we favor.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  23
    Que corpo é esse? Literatura negra surda, interseccionalidades e violências.Ires dos Anjos Brito, Jonatas Rodrigues Medeiros, Nanci Araújo Bento & Nayara Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (1):209-232.
    Os últimos anos foram marcados pelo crescimento notável da produção artística/poética em língua de sinais, com a presença cada vez mais efetiva de poetas slamers na cena nacional. O efeito mais direto disso é a vitrinização das interseccionalidade que atravessam as múltiplas identidades surdas, expostas tanto nas performances síncronas das apresentações nos slams, de forma presencial ou virtual, quanto na poesia.doc. A poesia Boneca Invisível utiliza elementos cinematográficos para potencializar sua narrativa e discutir os efeitos mais diretos da violência sofrida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil.Leandro José de Souza Martins & Jefferson Rodrigues-Silva - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1593-1624.
    Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  60
    Public Reason Between Ethics and Law.José de Sousa E. Brito - 2012 - International Journal for the Semiotics of Law - Revue Internationale de Sémiotique Juridique 25 (4):465-472.
    Rawls says that public reason is the reason of the citizens of a democratic state and takes the Supreme Court in the USA as the exemplar of public reason. It differs from non public reason, which is used e.g., in universities and academic institutions. Rawls contrasts with Kant, which opposes the public reason of the scholar—or the philosopher—, who speaks before the world, to the private reason of state or church officials. The later, once they accept an authority, cannot think (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 994